Como começar: Ambiente Latex em Windows

A tecnologia Latex está presente para diversas plataformas entre elas o Microsoft Windows. Dado que é o sistema operativo mais utilizado, irei começar por apresentar o ambiente Latex neste SO.

Para começar a trabalhar em Latex é necessário instalar pelo menos o seguinte software:

  • Miktex ( ou outra distribuição Tex/LaTex);
  • Um editor de texto;

Primeiramente é necessário instalar uma distribuição Latex. Neste caso irá ser demostrado com instalar o MikTex. Trata-se de um sofware que instalar uma base de trabalho contendo programas,  estilos, fontes,etc.

Instalar Miktex:

Ir a www.miktex.org e fazer download da versão estável mais recente. Actualmente a versão mais recente é a 2.8 e pode ser descarregada em:  http://miktex.org/2.8/setup . São dadas duas opções de download:

  • Pacote Básico;
  • Pacote Completo;

Ao escolher o pacote básico terá a possibilidade de produzir documentos utilizando elementos mais comuns do Latex o que poderá mais tarde vir a trazer algum incomodo devido á falta de fontes ou estilos. Apesar da versão básica ser suficiente para a maior parte dos trabalhos aconselho a instalar a versão completa (se estiver disposto a dispender  aproximadamente 1 GB de espaço em disco).

Miktex básico:

Fazer download do “Basic MiKTeX Installer” e seguir estas configurações:











Miktex completo:


Fazer download do "MiKTeX 2.8 Net Installer" e seguir as seguintes configurações:







Depois continua-se carregando em next e o download dos ficheiros irá começar.
Depois do download estar concluído teremos de abrir novamente o mesmo executável mas em vez de selecionar "Download MikTex" seleciona-se "Install MikTex". Procede-se como para a instalação básica e quando questionado pela directoria onde se encontram os ficheiros descarregados anteriormente indicar qual a directoria para onde os ficheiros foram guardados. 

Depois disto basta apenas escolher um editor para começar a produzir documentos. Vários editores serão propostos nos próximos posts.
Fiquem bem.
publicado por Ricardo às 22:22