Tabelas em Latex usando a filosofia WYSIWYG

Inserir tabelas é outra das necessidades que temos ao produzir um relatório. Existem vários pacotes para o efeito e diversas ferramentas também. A inserção de tabelas pelo método manual pode-se tornar bastante intediante e até fazer-nos perder bastante tempo á procura de resolver erros de compilação e até mesmo no design da própria tabela. Por isso vou aqui apresentar a forma mais simples de fazer uma tabela e iremos passar rapidamente para as ferramentas WYSIWYG que nos irão ajudar bastante. Estas ferramentas permitem-nos ter uma ideia de como será a tabela e depois geram o respectivo código LaTeX. Ora uma forma muito simples de fazer uma tabela é a seguinte:



\begin{table}

\center
\begin{tabular}{|c|c|}

\hline (1,1) & (1,2) \\

\hline (2,1) & (2,2) \\

\hline

\end{tabular}

\caption{Tabela muito simples}

\end{table}



Isto produz o seguinte resultado:



 

Como podem ver apenas para produzir esta simples tabela é necesário bastante código, por isso torna-se necessário utilizar ferramentas que possam agilizar este processo. Tais ferramentas não são muito divulgadas infelizmente, pois produzem resultados muito bons. Temos por exemplo as seguintes e que são as que eu uso:

 

 

O kile e o Texmaker contém constructores de tabelas utilizando a filosofia WYSIWYG.

O Latable:




 

O Tablas:




Isto irá com certeza agilizar o processo de produção de tabelas. Desta poderemos criar tabelas complexas e depois apenas colocar o código produzido no nosso documento.
publicado por Ricardo às 18:30